sexta-feira, 9 de abril de 2010

TimideZ


Quantas vezes já se sentiu tremendo,
com o coração batendo forte,
com fraqueza nas pernas, ou corar-se por ter de enfrentar um desconhecido, seu patrão, um professor, um guarda de trânsito ou, simplesmente, alguém do sexo oposto?
Pois é, a timidez é um mal que atinge mais da metade das pessoas.
-Insegurança?
-Medo?
-Remorço?
Talvez esse sejam um dos problemas, mas não os únicos.
As pessoas têm medo do que pensam dela e não tem coragem de reagir quando falam com ela, seja um papo descontraído,
um elogio ou uma crítica. Aqueles que nunca foram tímidos não conseguem compreender o quanto a timidez pode arruinar a vida de uma pessoa e torna-la infeliz.
Talvez uma brincadeira seja a gota d'água para o tímido. É preciso saber como a pessoa se sente antes de falar bobagens com ela, e depois de saber a sua reação é preciso medir bem as palavras antes de pronunciá-las.
Tímidos têm medo de mudanças,
por isso, tentar criar um "padrão" estabelecido por alguém, é o mesmo que viver a vida do outro e perder o seu jeito.
Afinal, são justamente as nossas diferenças que nos fazem únicos. Sem essas diferenças, perdemos a nossa essência.

Um comentário:

  1. Exelentes observações,Luiz.Realmente,não podemos viver a vida do outro e nos prender dessa forma, estabelecendo um padrão de bom e ruim para seres humanos- complexos e dotados de racionalidade.A timidez,dessa forma, pode ser um sinal de que uma pessoa com medo de sentir-se inferiorizada por outros, se limite e construa um casulo para sua proteção e aconchego.

    Estou lendo um ótimo livro a esse respeito.Quer dizer, mais ou menos.O título é Falar é Fácil?! e questiona o medo das pessoas em falar em público,que o medo de ser prejudicado, torna as pessoas receosas de dialogar,sendo que todos nós aprendemos uns com os outros.

    Lembremo-nos do mestre Paulo Freire, que observou o homem no âmago de sua alma e a educãção como forma de emancipação coletiva.


    ``não há saber mais e saber mesnos,há saberes diferente??

    Ou melhor:

    ``Ninguém sabe tudo, ninguém ignora tudo.Todos nós sabemos uma coisa e ignoramos uma coisa.Todos nós aprendemos juntos mediatizados pelo mundo``

    ResponderExcluir